☁ Carregando clima...
Birigui

Conta de água em Birigui sobe 20% a partir de março

Por Redação Pérola FM
Conta de água em Birigui sobe 20% a partir de março

Novo valor foi publicado em decreto e atinge água e esgoto em toda a cidade

Os moradores de Birigui passarão a pagar mais caro pelos serviços de água e esgoto a partir de 1º de março de 2026. Um decreto publicado no Diário Oficial do Município estabelece reajuste de 20% nas tarifas do sistema de abastecimento.

O serviço é administrado pelo Departamento de Água e Esgoto de Birigui, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para os consumidores residenciais, a tarifa mínima — referente ao consumo de até 10 metros cúbicos mensais — passa a ser de R$ 23,90.

Acima desse volume, os valores variam conforme a faixa de consumo, com o metro cúbico podendo ultrapassar R$ 10 para usuários com consumo elevado. As tarifas mínimas para imóveis comerciais e públicos foram fixadas em R$ 31,85, enquanto para o setor industrial o valor inicial será de R$ 39,85.

Em relação ao esgoto, a cobrança corresponderá a 90% do valor da água consumida para residências e a 100% para os demais tipos de usuários. Imóveis com abastecimento próprio também estarão sujeitos à tarifa, calculada com base no volume produzido.

Na justificativa do reajuste, a prefeita Samanta Borini afirma que a medida busca garantir o equilíbrio financeiro do sistema, cobrindo os custos de captação, tratamento, distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto.

Relacionadas em Birigui

Recomendados