Rompimento entre Santa Casa e plano ameaça servidores de Birigui


Rescisão entre Santa Casa e clínica conveniada afeta diretamente mais de 13 mil beneficiários, segundo sindicato

A Pérola FM teve acesso a dois documentos que confirmam a iminente ruptura no atendimento hospitalar prestado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui aos usuários do plano de saúde da Santa Casa Clínicas, utilizado por servidores públicos da cidade.

Um ofício oficial, assinado pela interventora da Santa Casa, Sirlei de Paula Pereira, datado de 25 de abril, comunica a rescisão contratual com prazo de 90 dias para encerramento total dos serviços. O documento foi recebido e assinado pelo presidente da Santa Casa Clínicas, Gabriel Genaro de Moraes, no dia 28.

O anúncio da rescisão causou preocupação entre os mais de 13 mil usuários do plano de saúde, entre servidores públicos municipais e seus dependentes. O Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais (SISEP) emitiu um comunicado à categoria alertando que, a partir de 28 de julho de 2025, os beneficiários não poderão mais utilizar os serviços de pronto atendimento ou internação da Santa Casa de Birigui, o que pode levar à interrupção total do plano de saúde em funcionamento na cidade.

Em nota assinada pelo presidente do SISEP, Gilson Paulino da Silva, o sindicato lamenta a situação e afirma que, apesar dos boatos anteriores, “não se sabe o motivo” da decisão da Santa Casa. “Ou seja, 13 mil pessoas ficarão sem atendimento médico hospitalar na Santa Casa. Uma pessoa que tem plano e precisar de internação, não tem hospital em Birigui para ser internada”, destacou Gilson à reportagem.

O impasse ocorre em meio à ausência de informações oficiais detalhadas por parte da administração municipal. O plano de saúde, gerido de forma independente pela Santa Casa Clínicas, depende de convênios com hospitais da cidade para garantir a rede de atendimento. Com o rompimento da parceria com a Santa Casa de Misericórdia, a continuidade dos serviços torna-se incerta.

Santa Casa se posiciona
Após a divulgação desta matéria, a Santa Casa de Misericórdia de Birigui encaminhou a seguinte nota: “A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, por intermédio de sua interventora, vem respeitosamente tornar público que a Notificação publicada na data de 25/04/2025 em nenhum momento teve a pretensão de encerrar com o plano de saúde “Santa Casa Clínicas”. Esclarecemos, ainda, que os valores pactuados entre Associação da Santa Casa Clínica e a Santa Casa de Misericórdia de Birigui, encontram-se defasados, trazendo prejuízos de ordem financeira e organizacional à Santa Casa de Misericórdia de Birigui. Diante do exposto, esperamos que, no prazo de 90 (noventa) dias, esta entidade juntamente com a Associação da Santa Casa Clínica realize um estudo, com impactos orçamentários e atualização de valores, apresentando-se uma nova proposta em relação aos serviços contratados, afastando-se a aplicação da cláusula citada na notificação.”

Acompanhe as principais notícias de Birigui e região com a credibilidade e agilidade da Pérola FM. Esteja por dentro dos acontecimentos locais, atualizações em tempo real, eventos, cultura, esporte e muito mais.

📻 Sintonize, conecte-se e informe-se!

Tags

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore