10 ESCOLAS NA REGIÃO
Medida integra programa do governo paulista que abrange dez escolas no noroeste do estado, incluindo unidades em Rio Preto e Birigui
A cidade de Birigui está entre as contempladas pelo novo modelo cívico-militar que será implantado em escolas da rede estadual a partir do segundo semestre de 2025. A escola Professora Esmeralda Milano Maroni, em Birigui será a representante do município no programa, que envolve outras dez instituições localizadas em cidades do noroeste paulista.
Além de Birigui , o modelo será adotado na escola Estadual Professora Vaniole Dionysio Marques Pavan na EE Francisco Teodoro de Andrade, em Andradina; ; na EE Professor Octacílio Alves de Almeida, em São José do Rio Preto; na EE Professor Vitorino Pereira, em Catanduva; na EE Libero de Almeida Alves, em Fernandópolis; na EE Tonico Barão, em General Salgado; na EE Professora Alzira Salomão, em Nova Granada; na EE Pedro Pedrosa, em Nhandeara; na EE Pedro Teixieira de Queiroz, em Novo Horizonte; e na EE Professora Sarah Arnoldi Barbosa, em Votuporanga.
O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira, 29, com a publicação no Diário Oficial do Estado. No total, cem escolas em todo o estado de São Paulo vão integrar o Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), alcançando cerca de 50 mil estudantes. A definição das unidades ocorreu após três rodadas de consulta pública realizadas em 2024, que envolveram 302 comunidades escolares. Segundo a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP), foram registrados mais de 106 mil votos, com 87% de aprovação à proposta.
Os critérios considerados para a seleção incluíram o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), o desempenho das escolas no Idesp e a garantia de ao menos uma unidade participante por município. A proposta prevê que militares da reserva atuem em conjunto com a equipe pedagógica, com foco na disciplina, organização e melhoria do ambiente escolar. As diretrizes detalhadas sobre a atuação nas escolas ainda serão divulgadas.